Falsa Informação – A Azul não concedeu um cargo de honra ao presidente Lula e por isso não há motivos para boicotar a empresa aérea.

Análise

Não é a primeira vez que circulam pedidos de boicote para empresas que supostamente se envolveram politicamente. A última história apontava para a empresa Azul.

Mensagens com o teor “A companhia AZUL concede a Lula um cargo de honra. Boicote já” estão circulando na internet entre grupos de pessoas não simpáticas ao presidente.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que a Azul concedeu um cargo de honra a Lula? 2) O que aconteceu entre a Azul e Lula nos últimos dias? 3) Vale a pena fazer boicotes assim a empresas?

É verdade que a Azul concedeu um cargo de honra a Lula?

Não. Houve um encontro entre Lula e o presidente da empresa Jon Rodgerson em um evento em um hangar da Embraer em São José dos Campos (SP). Não houve qualquer tipo de “nomeação” ou cargo para Lula dentro da companhia aérea.

O que aconteceu entre a Azul e Lula nos últimos dias?

Lula foi presenteado com um quepe pelo presidente da Azul durante o evento. Isso não foi a primeira vez que a empresa presenteou líderes de estado.

Vale a pena fazer boicotes assim a empresas?

Cada um faz o que quiser com o seu dinheiro. Porém, é preciso ponderar alguns detalhes. O primeiro é que a Azul já participou de eventos com Bolsonaro. Neste sentido, o que entendemos é que há uma “boa relação” com o poder público e não com um político em específico.

O segundo é que limitar as opções de uso de serviços e produtos pode acabar prejudicando o próprio consumidor. Vale a pena ponderar.

Conclusão

Fake news

É falso que a Azul tenha dado um cargo de honra ao presidente Lula. O que houve foi um quepe de presente durante um evento. Se você quiser boicotar, boicote. Mas faça pelo motivo correto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores.

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 01/07/2024