Na Bolívia, Lula classifica tentativa de golpe como “inaceitável e intolerável”

O presidente Lula (PT) declarou, na segunda-feira 8, que a tentativa de golpe na Bolívia é “inaceitável”. Lula chegou ao país na noite da segunda-feira para reuniões com o presidente boliviano, Luis Arce.

“A tentativa de golpe é inaceitável. O povo boliviano garantiu a democracia e acho que a solidariedade internacional foi muito importante. É inimaginável pensar no primeiro quarto do século XXI que você vai resolver algo dando golpe”, disse o presidente.

O país sofreu uma fracassada tentativa de golpe militar em 26 de junho. Na ocasião, integrantes das Forças Armadas e policiais tomaram a Praça Murillo e cercaram as sedes do governo e do Congresso.

A visita de Lula é a primeira do seu atual mandato e é um sinal de apoio ao presidente do país vizinho. Ele ressaltou que a solução para os problemas na Bolívia está no fortalecimento da democracia e “na participação da sociedade civil, está no voto do eleitor boliviano”, comentou.

Questionado sobre o papel do Brasil na mediação do conflito entre Arce e Evo Morales, ex-aliados e agora adversários políticos, Lula disse que está “à disposição” para conversar com Morales.

“Naquilo que a gente puder ajudar para construir uma unidade e fortalecer a democracia, esse eu acho que é um papel do Brasil”, completou.

Artigo Anterior

Assembleia Legislativa reabre cobrança de imposto sobre bens herdados em planos de previdência individual na reforma fiscal

Próximo Artigo

A defesa de Bolsonaro reage ao inquérito da Polícia Federal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!