Para Eduardo Bolsonaro, os golpistas que tentaram derrubar a Praça dos Três Poderes, com a invasão e destruição dos centros de poder, em janeiro de 2023, deveriam ter sido “responsabilizadas por quebrar uma mesa ou um vidro”, mas foram condenadas a 17 anos de prisão e, portanto, devem receber asilo político de Javier Milei, na Argentina.

A fala de Eduardo Bolsonaro foi feita em Buenos Aires, diretamente para os ministros da Segurança, Patricia Bullrich, e da Defesa, Luis Petri, que acompanhavam a Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), na qual o deputado fez parte e se apresentou.

“O protesto foi longe, mas essas pessoas receberam condenações de até 17 anos de prisão. Não estão sendo responsabilizadas por quebrar uma mesa ou um vidro. Vieram para a Argentina, mas o juiz Alexandre de Moraes está tentando pegá-los e já destruiu a vida dessas famílias. Eles pediram asilo e foi concedido um asilo provisório porque, para o permanente, falta um julgamento do CONARE (Comissão Nacional para os Refugiados), dependente do Ministério do Interior”, disse o deputado.

“Esses brasileiros estão sendo presos e estão com medo. Então, peço ao governo da Argentina que conceda (asilo) a essas pessoas que não são terroristas. É um apelo que faço”, continuou.

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, respondeu ao pedido do deputado e afirmou que o governo Milei está identificando essas pessoas. “Por enquanto, estamos cumprindo com a ordem judicial de identificação. Em alguns casos, ficam presos, mas, em geral, são identificados e o juiz lhes concede a liberdade, enquanto o processo corre. O presidente (Javier Milei) respeita as ordens judiciais”, disse.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/12/2024