Musk é notificado por Moraes e corre risco de ter o X suspenso no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), nomeie um novo representante legal da rede social no Brasil, em até 24 horas, sob pena de suspensão da plataforma no país.

A intimação foi feita por meio de uma postagem no perfil oficial da Corte no próprio X. O STF ainda marcou o perfil do empresário na mensagem. 

Na decisão, Moraes manda “proceder à intimação por meios eletrônicos de Elon Musk, da decisão proferida nos autos em epígrafe em 18/8/2024, que determinou a indicação, em 24 horas, do nome e qualificação do novo representante legal da X Brasil em território nacional”.

O ministro afirmou ainda que caso Musk não cumpra a determinação, a plataforma X “deve sofrer a imediata suspensão das atividades”.

Fim das operações do X no Brasil

O X anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, com fechamento do escritório que contava com cerca de 30 funcionários.

Musk afirmou que a decisão se deu por “exigências de censura”, após o ministro do STF reiterar pedidos para o site bloquear contas “antidemocráticas”.

Reação

Musk voltou a criticar o ministro em uma série de publicações, comparando-o com os vilões de Harry Potter e Star Wars.

Em uma das postagens, Musk compartilhou a imagem de um homem fisicamente semelhante a Moraes atrás das grades de uma cela. “Esse ‘juiz’ tem repetidamente quebrado as leis que ele jurou defender”, escreveu o bilionário.

Alexandre de Moraes

Á época, a empresa apresentou uma cópia de uma suposta decisão de Moraes que previa a aplicação de multa e prisão contra a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

Artigo Anterior

O Brasil registra aumento populacional de 4,68% e atinge marca de 212,5 milhões de habitantes em 2024, de acordo com dados do IBGE

Próximo Artigo

Boulos suspende parceria com empresa após controvérsia sobre execução do Hino Nacional

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!