O bilionário Elon Musk foi alvo de duras críticas de autoridades europeias nesta terça-feira (21), após realizar um gesto durante a posse de Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos, que foi interpretado por alguns como uma saudação nazista na segunda-feira (20).
O chanceler alemão Olaf Scholz repudiou o gesto durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. “Nós temos liberdade de expressão na Europa e na Alemanha. Todos podem dizer o que quiserem, mesmo que sejam bilionários. O que não aceitamos é se for para apoiar posições de extrema direita”, afirmou.
Em resposta, Musk ironizou o líder alemão em sua rede social, X, chamando-o de “Oaf Schitz”, um trocadilho com o nome para chamá-lo de “idiota de merda”, traduzindo “oaf”, dando a leitura de “shit” para o sobrenome. Essa não foi a primeira vez que o empresário utilizou o termo depreciativo contra o chanceler, com quem já trocou farpas anteriormente.
Shame on Oaf Schitz! https://t.co/xtdW8D6FTo
— Elon Musk (@elonmusk) January 21, 2025
Musk, conhecido por seu apoio ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), aproveitou a oportunidade para afirmar que Scholz será derrotado nas eleições alemãs previstas para fevereiro. O AfD é amplamente criticado por sua retórica nacionalista e xenófoba.
A vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho da Espanha, Yolanda Díaz, também se manifestou contra Musk. Ela anunciou que está deixando o X, plataforma de propriedade do bilionário, como forma de protesto.
“Não apenas com seus gestos, mas com os discursos absolutamente complicados que ele está fazendo”, declarou Díaz em entrevista à emissora estatal TVE.
A ministra argumentou que não deseja fazer parte de uma rede social que “incentiva ideias xenófobas, contrárias aos direitos humanos e que promovem a extrema direita”.
O governo espanhol afirmou que a decisão de Díaz foi pessoal e que ministros têm liberdade para escolher as redes sociais que utilizam.
O episódio reacende debates sobre a influência de Musk nas redes sociais e na política global. Desde que adquiriu o X, o bilionário tem adotado posições mais próximas à extrema direita, o que tem gerado divisões entre seus seguidores e provocado críticas de líderes globais.
A polêmica envolvendo o gesto de Musk destaca o aumento das tensões políticas entre os Estados Unidos e a Europa, especialmente em relação ao crescimento de movimentos nacionalistas e populistas no Ocidente.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line