Mulheres Negras Empoderadas: I Mostra Cultural do Julho das Pretas em Feira

Uma noite de fortalecimento e inspiração das mulheres negras. Assim, foi a I Mostra Cultural do Julho das Pretas, organizada pela diretoria da APLB Feira. O evento ocorreu na noite do dia 31, na sede do Sindicato, e teve como objetivo discutir a superação das desigualdades de gênero e de raça, colocando a mulher negra no centro do debate.

O encontro teve uma mesa que discutiu “A mulher negra e seus desafios na contemporaneidade”, com a diretora da APLB-Sindicato e dirigente da CTB Bahia, professora Arielma Galvão, e a professora da Rede Municipal, Delma Pereira. O debate foi moderado pela diretora da APLB, professora Jussara Pinho. A história de cada uma dessas mulheres negras mostrou que o conhecimento de sua ancestralidade é um ato de resistência e um caminho para o bem viver.

A Mostra também contou com shows musicais de Ytxetxaha, indígena do povo Pataxó da Aldeia Arueira, e da artista Pandora Ophylia. Além disso, houve a apresentação do Grupo de Capoeira Arte Brasileira (GCAB), de Feira de Santana, que transforma a vida de crianças e adolescentes da comunidade do bairro Gabriela.

Desenvolvedora de sistemas, Andressa Borges apresentou seu jogo MWANZO, o primeiro jogo feirense que busca mostrar “A riqueza das filosofias africanas”. A professora da Rede Municipal, Gleice Melo, apresentou sua pesquisa de Mestrado “Escrevivências de professoras negras: caminhos insurgentes para as questões étnico-raciais na escola”. O estudo busca narrar outras formas de ser e existir nesse mundo.

O encontro foi conduzido pela diretora da APLB Feira, professora Laizza Carvalho, que também apresentou seus textos e poesias reverenciando a luta das mulheres negras.

Fonte: APLB Feira

Artigo Anterior

Produção de combustíveis fósseis aumenta em junho, aponta dados da Agência Nacional de Petróleo

Próximo Artigo

Funcionários do setor financeiro disputam status de CLT Premium

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!