O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica. Foto: Pablo Porciuncula/AFP

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica (89) está em estado terminal e sob cuidados paliativos, segundo Lucía Topolansky, sua mulher. Ela diz que os médicos que tratam o marido estão tentando fazer com que sua morte “aconteça da melhor forma possível”.

“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe é meio impossível”, afirmou Topolansky ao jornal uruguaio La Diaria, apontando que o marido já tem “um final anunciado”.

A esposa falou sobre a situação do marido ao ser questionada sobre o fato de ele não ter ido votas nas eleições deste domingo (11). “Íamos fazer um esforço para ir votar, mas sair de carro era demais para ele e a médica recomendou que ele não fosse”, prosseguiu.

O ex-mandatário uruguaio foi diagnosticado com câncer no esôfago em abril de 2024 durante um check-up médico. Na ocasião, ele afirmou que o tratamento seria complexo por sofrer com uma doença imunológica há mais de 20 anos.

Mujica e sua esposa, Lucía Topolansky. Foto: Esteban Félix/AP

Mujica chegou a passar por 32 sessões de radioterapia contra o tumor, mas em janeiro deste ano anunciou que o câncer se espalhou por todo o corpo e abandonou o tratamento. Na ocasião, ele disse que pediu para que os médicos não o fizessem “sofrer às custas da família”.

“O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta”, afirmou ao jornal uruguaio Búsqueda.

Ele tem vivido recluso em seu sítio, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu, capital do Uruguai. Na entrevista, Mujica ainda pediu para que nenhum profissional de imprensa pedisse uma nova conversa. “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, finalizou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/05/2025