Múcio deve ficar no cargo até o final do ano, diz Jaques Wagner

José Múcio: ministro da Defesa, segundo o líder do governo no Senado Jaques Wagner, deve permanecer no cargo até o final do ano – Foto: Reprodução

O ministro da Defesa, José Múcio, deve permanecer no cargo até o final do ano, segundo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). “O Múcio já topou ficar até o final do ano. Acho que o presidente pediu e ele concordou em ficar mais esse ano”, afirmou Wagner a jornalistas nesta quinta-feira (30). A permanência ocorre após um pedido direto do presidente Lula (PT).

Inicialmente, Múcio havia sinalizado que deixaria o cargo ainda no primeiro semestre de 2024. Em dezembro do ano passado, ele comunicou ao presidente sua intenção de sair antes do fim do mandato. No entanto, acabou recuando e concordou em ficar até que o chefe de Estado brasileiro defina um substituto. Segundo o ministro, a decisão também foi influenciada por um pedido de sua família para que passasse mais tempo em casa.

Reforma ministerial

Também há informações de que o ministro não quer ser incluído na reforma ministerial prevista para os próximos meses. A estratégia busca evitar que sua saída seja vista como uma demissão. No governo, há o entendimento de que sua permanência até o fim do ano garante uma transição mais organizada na Defesa, um dos setores mais sensíveis da gestão.

Presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio – Foto: Reprodução

Mesmo sob críticas de setores progressistas e de parte do PT, Múcio mantém o apoio do presidente. Sua relação com as Forças Armadas é vista por aliados como um fator de estabilidade dentro do governo. Entretanto, há pressão de grupos internos que questionam seu perfil conciliador.

A relação entre Lula e Múcio vem de longa data. No segundo mandato do petista, o ministro ocupou a Secretaria de Relações Institucionais e, posteriormente, foi indicado para o Tribunal de Contas da União. Sua volta ao governo ocorreu em um momento de reaproximação entre o Planalto e a cúpula militar.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Desesperada, Zambelli faz apelo aos colegas na Câmara após ter mandato cassado

Próximo Artigo

Cada passo que eu ando, por Romério Rômulo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!