Foto: Prensa Total/Flickr

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), expressa os mais sinceros votos de pronta recuperação ao Santo Padre Francisco, desejando força e fé para que o mesmo recupere a saúde devido uma pneumonia bilateral, que o levou a ter cuidados médicos intensivos, com sua internação no Hospital Gemelli, de Roma, desde o último dia 14 de fevereiro.

Neste momento de profundas crises do sistema capitalismo em todo o mundo, precisamos mais do que nunca de suas palavras de fé e de suas orientações para a construção de um mundo mais justo e solidário. Pois o Santo Papa tem nos ensinado que: “a solidariedade é o caminho para sairmos melhores da crise”.

“Uma solidariedade guiada pela fé nos permite traduzir o amor de Deus em nossa cultura globalizada, não construindo torres ou muros que dividem e depois desabam, mas tecendo comunidades e apoiando processos de crescimento verdadeiramente humanos e sólidos”, nos anuncia o pontífice.

Com sua santa sabedoria cristã, o pontífice tem abraçado os povos que têm sofrido a violência e o luto gerados pela ganância por poder, pedindo pela paz e denunciando as guerras.

Diante de suas palavras de amor e fraternidade, o Papa Francisco também tem se debruçado em dialogar com movimentos populares de todo o mundo, com organizações que reúnem aqueles que têm lutado diariamente para a transformação social que precisamos, para salvaguardar a humanidade e nosso planeta.

Com a Encíclica Laudato Si (2015) e Laudate Deum (2023), conclui-se a exortação apostólica do Papa Francisco, onde faz um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, manifestando sua profunda preocupação com nossa Casa Comum, considerando que o mundo está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura, devido ao maltrato com o planeta Terra.

E, considerando este momento decisivo da história, sua santidade pontua a crise ambiental, como um dos maiores desafios do qual toda a sociedade e a comunidade global enfrentam, desafios esses que recaem com maior força sobre as pessoas mais vulneráveis.

“Trata-se de um problema social global que está intimamente ligado à dignidade da vida humana”, enfatiza Francisco, no Laudate Deum. O documento aborda a crise climática e pede uma mudança de rota nas políticas nacionais e internacionais.

Por sua atuação e santidade que orientam o mundo, pela graça e bênçãos derramadas aqueles que mais necessitam, rogamos pela saúde do Papa Francisco, para que se recupere e volte mais forte do que antes.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/02/2025