MST repudia o mandado de reintegração de posse da Suzano Papel e Celulose, no ES

Foto: Arquivo

Da Página do MST

Na quinta-feira (13), cerca de mil mulheres do MST ocuparam uma área da empresa Suzano, com o objetivo de denunciar o impacto ambiental causado pela monocultura de eucalipto. A liminar para a desocupação saiu no mesmo dia em que a ação foi realizada, e a notificação foi entregue logo na manhã do dia 14. Paralelo às questões judiciais, políticos da extrema-direita ameaçam e provocam as mulheres do MST em frente ao acampamento, e policiais e grupos privados de segurança, acompanhados de cachorros, pressionam e criam clima de insegurança e medo em frente à área ocupada.

A ocupação faz parte da tradicional jornada de luta que as mulheres Sem Terra realizam durante o mês de março, e que esse ano traz o lema: “Agronegócio é violência e crime ambiental, a luta das mulheres é contra a Capital”.

Ao todo, o MST tem organizado 1.925 famílias nos 11.839 mil hectares de terra em conflito com a Suzano. Destas, seis áreas estão no Espírito Santo, e suas negociações estão paralisadas desde 2023, ano em que foi realizada a última ocupação de terra.

O MST expressa seu repúdio às ameaças sofridas pela extrema direita na região, e à tentativa de reintegração de posse. Reafirmamos nosso combate ao agronegócio, sua violência no campo e os crimes ambientais cometidos por essas empresas. E nos comprometemos em seguir lutando por terra, reforma agrária e em defesa da natureza.

Somos sementes de Marielle! Lutamos para que a função social e ambiental da terra seja para viver e produzir alimentos saudáveis e baratos para o povo brasileiro.

Mulheres Sem Terra, 14 de março de 2025, Aracruz/ES.

Artigo Anterior

Empresas lideradas por mulheres contratam mais funcionárias, aponta estudo

Próximo Artigo

Princípios para melhorar as condições de trabalho em plataformas na UE, por Clemente Ganz Lúcio

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!