MST realizará 35º Encontro Estadual em São Paulo

Encontro Estadual do MST São Paulo em 2024. Foto: Matheus Faustino

Por Coletivo de Comunicação do MST em SP
Da Página do MST

Neste final de semana, entre os dias 12 e 14 de dezembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reunirá a militância e os dirigentes regionais e estaduais de São Paulo para o seu 35º Encontro Estadual. A atividade acontecerá no Centro de Formação Capaúva, no município de Campina do Monte Alegre, região Sudoeste do estado.

O objetivo do encontro é realizar um balanço das lutas e atividades que ocorreram ao longo de 2025 e projetar ações para o próximo período. Também será central no encontro o estudo e a atualização da conjuntura agrária e política, oferecendo subsídios para identificar os desafios colocados neste tempo histórico e elaborar táticas que resultem no acúmulo de forças políticas para o enfrentamento dos inimigos de classe.

O Encontro Estadual é a culminância de esforços coletivos da militância do MST no estado de São Paulo, que fez sua preparação ao longo das últimas semanas a partir da realização dos Encontros Regionais. São nesses Encontros Regionais, realizados com a base social do movimento, que se constrói a leitura da realidade, a atualização da conjuntura e as projeções. Portanto, a realização desses encontros foi uma etapa fundamental para criar subsídios políticos e teóricos para a construção do Encontro Estadual.

Também são nos Encontros Regionais que as delegações são formadas, reunindo militantes dos assentamentos, acampamentos e cidades onde o MST mantém base organizada.

Encontro Regional Ribeirão Preto. Foto: MST

Para Claudete Pereira, da Direção Nacional do MST, “essa etapa anterior do Encontro, que são os Encontros Regionais, foi fundamental, pois foram as atividades preparatórias nas regiões, com o nosso povo, nossa base. É lá que acontecem os debates que alimentam nosso Encontro Estadual e é lá também que fazemos a divisão de tarefas, o que permite, de fato, uma construção coletiva do Encontro Estadual”.

Encontro Regional Grande São Paulo. Foto: MST

A programação do 35º Encontro Estadual do MST em São Paulo contará, no primeiro dia, com uma análise de conjuntura, recebendo as contribuições do professor e historiador Valério Arcary, além de Cássia Bechara e Bárbara Loureiro, ambas da Coordenação Nacional do MST. Ainda no primeiro dia, ocorrerá uma mesa de balanço sobre a questão agrária no Brasil, os desafios para 2026 e as perspectivas da Reforma Agrária Popular em São Paulo, com a participação de João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST; Márcio José, da Direção Nacional do MST; e Joice Lopes, da Direção Estadual do MST.

No segundo dia de encontro, o MST se dedicará ao estudo da organicidade, tendo como provocadores do debate os coordenadores nacionais do Movimento, Cristina Vargas e Neuri Rosseto. Também nesse dia acontecerá a Assembleia das Mulheres Sem Terra e a Mostra da Culinária da Terra de São Paulo.

Por fim, no terceiro dia, a militância se dedicará a eleger seus dirigentes das instâncias estaduais e nacionais, que terão a responsabilidade de zelar pelas linhas políticas e pela organização das ações de luta no próximo período, além de elaborar o calendário organizativo e o planejamento de ações.

O Encontro também será um espaço para acolher e receber os aliados da Reforma Agrária Popular e amigos do MST, como parlamentares, representantes de outros movimentos sociais, sindicatos, universidades, religiosos e outras organizações populares, que poderão debater e confraternizar com a militância Sem Terra.

*Editado por Gustavo Marinho

Artigo Anterior

Feira Esquerda Livre apresenta edição Quintal na Roosevelt para celebrar o Natal

Próximo Artigo

Jeferson Miola: Motta mandou desligar a TV Câmara para esconder violência policial contra Glauber, parlamentares e jornalistas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!