Por Cleiton Pedroso
Da Página do MST
Entre os dias 16 e 18 aconteceu o 38º Encontro Estadual do MST em Santa Catarina, no assentamento Vitória da Conquista, em Fraiburgo/SC. O evento contou com 170 delegados e delegadas, além de apoiadores e apoiadoras da luta pela terra.
Com muita mística, o encontro aconteceu no ano em que o MST celebra seus 40 anos em Santa Catarina. Os presentes relembraram as primeiras ocupações que aconteceram no ano de 1985. Por um lado, com muito orgulho comemoram os avanços construídos nos assentamentos. Por outro, com indignação, reforçam que ainda há famílias acampadas a muitos anos no estado, e que é urgente avançar na efetivação da reforma agrária, bem como foi realizado um plantio de árvores em memória de Valdir Nascimento e Gleison Barbosa, para denunciar que os assassinatos no campo continuam.
Além disso, o Encontro foi um espaço de debates, estudos intensos e planejamentos para fortalecer nossa caminhada. Roberto Baggio, Direção Nacional do MST, destacou “a importância da transição para a produção de alimentos saudáveis, que é fundamental, e a luta pela soberania alimentar deve caminhar lado a lado com a luta pela reforma agrária.”
O encontro foi de grande importância para os militantes do MST em Santa Catarina, trazendo de forma ferrenha o debate sobre a agroecologia dentro de nossos assentamentos e acampamentos, juntamente com a luta por uma sociedade socialista, mais justa e igualitária.
A Reforma Agrária: uma luta de todos!
*Editado por Fernanda Alcântara