O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) repetiu o feito e, assim como em 2023, doou 25 toneladas de alimentos saudáveis para 50 organizações sociais da Grande São Paulo durante a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).
O ato de solidariedade ocorreu na sexta (9). Parte dos alimentos irão para 35 cozinhas solidárias que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o MST, os alimentos serão destinados para ações como o Mãos Solidárias, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), e para a Associação de Moradores da Favela Moinho e a Associação dos Migrantes pela Integração Comunitária – com atuação com refugiados e imigrantes africanos.
Os alimentos doados são oriundos de 23 estados e o Distrito Federal, onde o movimento está organizado, e compreendem “frutas, verduras, legumes, arroz, feijão e outros grãos são alguns dos exemplos de alimentos in natura e processados.”
Eró Silva, da Direção Nacional do MST, revela que compartilham com o próximo o que o movimento tem de melhor e que se hoje a organização tem comida para tal feito é “porque houve ocupação de terra”, diz, em defesa da reforma agrária.
Leia também: MST debate soluções para reduzir preços dos alimentos e combater a fome
Brasil começa a pagar “dívida de 525 anos” com a reforma agrária, diz Lula
Janeide Barbosa, da Associação de Apoio às Famílias Vulneráveis (AAFV), frisa a importância da doação do MST.
“É muito importante para a gente preparar uma marmita de verdade, uma comida livre de agrotóxicos. A gente está fazendo uma um força-tarefa para oferecer uma comida bem quentinha, bem gostosa para a comunidade. Então, essa doação é muito importante para aquela família que não tem condições financeiras de ir ao mercado e comprar uma alimentação adequada”, afirma.
A entidade que Janeide faz parte mantém uma cozinha solidária e recebe parte da doação para atender bairros da região de São Miguel Paulista, na zona leste da capital paulista. Como explica, as doações do movimento auxiliam no atendimento de 600 famílias e da população em situação de rua. São distribuídas 500 marmitas por semana, além de kits de higiene e cestas básicas.
A 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária vai até o domingo (11) e encerra as atividades com o ‘Festival por Terra, Arte e Pão‘, a partir das 19 horas, com atrações como: Marina Lima, FBC, Arnaldo Antunes, Catto, Fat Family e Paulinho Moska.
*Com informações MST/ Vivian Fernandes