MP vai à Justiça contra mudança de nome da GCM de SP para ‘Polícia Municipal’

O Ministério Público de São Paulo anunciou nesta sexta-feira 14 que vai acionar a Justiça contra a mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana, a GCM, para Polícia Municipal. A troca, de iniciativa do prefeito Ricardo Nunes (MDB), foi aprovada pelos vereadores na quinta-feira 13.

Conforme o MP, o procurador-geral de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa ajuizará a ação já que a expressão polícia é usada para órgãos específicos, com atribuições “bem delineadas no texto constitucional”.

O município não poderia alterar a denominação da guarda municipal, mesmo que a polícia e a guarda possam atuar na segurança pública, afirma o MP. “O município não pode, a pretexto de autonomia legislativa, alterar a denominação da guarda municipal consagrada no artigo 144, §8º, da Constituição Federal”, diz.

A mudança de nome foi aprovada após o Supremo Tribunal Federal decidir, no mês passado, que guardas municipais podem realizar patrulhas preventivas nas vias públicas, respeitando os limites de competências com as demais forças de segurança.

Artigo Anterior

Efeito Lula: dívida bruta do Brasil cai, apesar de previsão pessimista do mercado

Próximo Artigo

“Se fizer olho por olho, vai ficar todo mundo cego”, diz Alckmin

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!