MP Militar recebe alerta sobre evento de “rememoração” do golpe de 64

O Ministério Público Militar (MPM) foi acionado pela Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para avaliar possíveis medidas contra um evento que pretende relembrar o golpe militar de 1964. A solenidade, organizada pelos clubes Naval, Militar e de Aeronáutica, está prevista para ocorrer no Rio de Janeiro e levanta dúvidas sobre sua possível natureza revisionista e antidemocrática. As informações são do UOL.

Segundo o ofício enviado ao MPM, a celebração do golpe como um “movimento democrático” pode fortalecer narrativas que ameaçam a estabilidade institucional. A programação inclui uma palestra do desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, que já foi investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por incitação a atos golpistas.

Os organizadores do evento incluem militares da reserva, alguns alinhados aos discursos elaborados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado pela Procuradoria-Geral da República por crimes como tentativa de golpe de Estado. O MPM ainda não se manifestou sobre o pedido da Ouvidoria para garantir o respeito à ordem democrática e à Constituição.

__

com informações de agências

Artigo Anterior

Centrais pressionam por redução dos juros em protesto na próxima terça (18)

Próximo Artigo

Há 40 anos, Brasil encerrava ditadura militar e caminhava para a redemocratização

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!