Morre um grande brasileiro!
por Juca Ferreira
O cinema e a cultura brasileira teve hoje uma perda importante com a morte pela manhã de Cacá Diegues, aos 84 anos.
Diegues é dos principais diretores do cinema brasileiro e foi um dos fundadores e um dos principais expoentes do Cinema Novo, que revolucionou o cinema brasileiro. Responsável por obras importantes da cinematografia nacional, seus filmes combinam elementos de realismo, fantasia e crítica social. Sua obra inovadora é parte do patrimônio cultural do país e continua a inspirar novas gerações de cineastas. Seus filmes combinam popularidade e profundidade artística, abordando temas sociais e culturais com muita sensibilidade.
Crítico e polemista, manteve-se ativo no debate sobre política, cultura e cinema. Durante a ditadura militar, viveu no exílio e até os dias atuais esteve presente e criticando com veemência as mazelas e limites da sociedade brasileira.
Minhas homenagens e reconhecimento.
By, By Cacá Diegues!
Viva Cacá Diegues!
Viva o cinema brasileiro!
Viva o Brasil!
Juca Ferreira é um sociólogo e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi Ministro de Estado da Cultura nos governos Lula e Dilma, secretário de cultura da cidade de São Paulo e vereador de Salvador.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “