Moraes ordena ao X nomear representante no Brasil, sob ameaça de suspensão

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que a X, plataforma de Elon Musk, indique em até 24 horas um novo representante legal no Brasil, sob risco de “imediata suspensão das atividades da rede social”.

De forma inusual, a Corte publicou a intimação em uma conta oficial da X nesta quarta-feira 28:

Em 17 de agosto, Musk anunciou o encerramento das operações de sua rede social no Brasil, em meio a uma disputa com o STF. Na prática, significa que a plataforma continuou a operar no País, mas sem um representante legal.

Musk está há meses envolvido em uma ofensiva contra Moraes, a quem chamou de “ditador” por supostamente censurar o X. O ministro, por sua vez, acusa a rede social de não cumprir ordens de bloquear contas apontadas como disseminadoras de desinformação e discurso de ódio.

“A decisão de fechar os escritórios da X no Brasil foi difícil”, declarou o bilionário. “Se tivéssemos aceitado a censura secreta (ilegal) de Alexandre de Moraes e suas exigências de transferir informações privadas, não poderíamos justificar nossas ações sem constrangimento.”

Integrantes do governo Lula (PT) criticaram a postura do X, na ocasião. “Atitude patética para uma empresa que controla esta plataforma com o tamanho que tem no Brasil”, escreveu o secretário de Políticas Digitais, João Brant.

Segundo Brant, o X tenta “jogar no STF o ônus político de uma decisão que tem fundo comercial”, forçando “uma provável escalada que pode levar ao bloqueio da plataforma”.

(Matéria em atualização)

Artigo Anterior

Magistrado condena oficial militar que instigou chefes de Estado-Maior a se oporem ao presidente Lula

Próximo Artigo

Plano Governamental de Desenvolvimento do Turismo busca impulsionar a indústria e criar oportunidades de trabalho e prosperidade

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!