Moraes mantém prisão de réu por tentativa de atentado a bomba no aeroporto de Brasília

Alan Diego dos Santos se apresentou às autoridades. Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão preventiva de Alan Diego dos Santos Rodrigues. Ele é um dos condenados pela tentativa de explosão de um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro de 2022, às vésperas dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A defesa havia solicitado a revogação da prisão ou a conversão em medidas cautelares, mas o pedido foi rejeitado. Moraes acatou parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou indícios suficientes da participação direta de Alan no atentado frustrado.

De acordo com as investigações, Alan foi o responsável por instalar o artefato explosivo no caminhão, enquanto ocupava o banco do carona de um veículo. Após a ação, ele teria feito duas ligações por telefone público, o que, segundo Moraes, reforça o risco à ordem pública representado pela sua liberdade.

Alexandre de Moraes, ministro do STF. Foto: Reprodução

O episódio passou a ser tratado como crime contra o Estado Democrático de Direito. Inicialmente, Alan havia sido condenado a 5 anos e 4 meses de prisão pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Posteriormente, o caso foi transferido ao STF.

Com a nova denúncia oferecida pela PGR, os crimes atribuídos ao réu incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e infrações previstas na Lei Antiterrorismo. Moraes entendeu que a gravidade da conduta justifica a manutenção da prisão.

Alan Diego foi preso no dia 26 de junho, no estado do Mato Grosso. A decisão do STF também abrange os demais envolvidos no caso, com base nas investigações que indicam articulação para um atentado com motivações políticas.’

Artigo Anterior

Condenado com Zambelli, hacker Delgatti pede para cumprir pena no semiaberto

Próximo Artigo

Trump volta atrás e diz que enviará ‘mais armas’ à Ucrânia

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!