O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ministro da Defesa e Justiça, Nelson Jobim(foto/reprodução internet), considera a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, semelhante ao método adotado na Operação lava Jato, que tornou famoso o ex-juiz Sergio Moro. Ele discorda, inclusive do tratamento dado aos que participaram da invasão dos prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.
Para Jobim, que atualmente integra o conselho do BTG Pactual, disse ter “uma visão distinta. Aquelas pessoas todas ficaram um tempo enorme na frente dos quartéis pretendendo que os militares interviessem. No final, eles não conseguiram. Enxergo aquela manifestação da rua, que é tratada como tentativa de golpe, como catarse decorrente da frustração de não obter a intervenção militar”.
Ele entende que o Supremo tem tomado decisões “exclusivamente da área política. O problema do Supremo é que a política se tornou incapaz de resolver seus conflitos.” As declarações foram em entrevista à CNN.