
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes confirmou que desativou sua conta no X (ex-Twitter) nesta sexta (21). O perfil do magistrado na plataforma, que tem mais de 1,1 milhão de seguidores, apareceu com a seguinte mensagem na manhã de hoje: “Essa conta não existe”.
Segundo a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, auxiliares de Moraes confirmaram que a decisão de desativar o perfil partiu do próprio ministro. Eles relatam que o magistrado não utilizava a plataforma há mais de um ano.
Moraes já vinha manifestando sua intenção de abandonar a rede social nos bastidores e sabia que a exclusão do perfil causaria repercussão. A desativação do perfil gerou especulações nas redes de que o dono da plataforma, o bilionário de extrema-direita Elon Musk, teria sido o responsável.
Alexandre de Moraes decide deixar o X – antigo Twitter. A informação foi confirmada por auxiliares do ministro do STF a @DanielaLima_. Ainda segundo assessores, Moraes já não usava a conta há mais de um ano.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/OY452TrKD7
— GloboNews (@GloboNews) February 21, 2025
O perfil do ministro foi desativado um dia depois da multa aplicada ao X por descumprir ordem judicial que obrigava a plataforma a fornecer dados cadastrais de uma conta atribuída ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Moraes determinou que a conta fosse bloqueada, mas a ordem foi descumprida e gerou uma penalidade de R$ 8,1 milhões.
A rede social chegou a ficar bloqueada no Brasil por mais de um mês no ano passado após Musk descumprir uma série de ordens judiciais e atacar Moraes. A plataforma voltou a funcionar em outubro após o pagamento de uma multa de R$ 28,6 milhões.
Moraes criou seu perfil na rede social em agosto de 2017, época em que a plataforma ainda era chamada de Twitter. Musk comprou a empresa em 2022 e passou a dar mais flexibilidade a publicações criminosas, como discursos de ódio e fake news.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line