Moraes cassa decisão e manda CNJ investigar juiz que condenou a União por ‘erro’ do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou a decisão de um juiz que havia condenado a União a pagar 20 mil reais ao ex-deputado estadual Homero Marchese por uma suposta demora do próprio ministro em desbloquear as redes sociais do ex-parlamentar.

Além de revogar a decisão, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a extinção do processo e o envio dos autos para o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, para adoção de providências cabíveis contra o juiz de primeira instância.

Os perfis de Marchese foram bloqueados por ordem de Moraes em novembro de 2022, no inquérito das fake news. À época, o ex-deputado divulgou a participação de membros do Supremo em um evento nos Estados Unidos e escreveu: “Oportunidade imperdível”.

Na avaliação do juiz que aplicou a multa agora anulada, a decisão de Moraes sobre o ex-parlamentar “errou” ao só liberar as contas do ex-deputado no Facebook e no X, em dezembro de 2022, sem mencionar o perfil no Instagram. Segundo o juiz do caso, por uma suposta falha do ministro, o ex-deputado só recuperou a conta com quase seis meses de “atraso”.

Moraes entendeu que o juiz José Jácomo Gimenes, da 1ª Vara Federal de Maringá (PR), invadiu a competência do STF ao processar e julgar um pedido que pode interferir na condução da investigação no inquérito das fake news.

Segundo o ministro, ao qualificar e julgar deliberações que competem exclusivamente ao STF, no âmbito de inquérito em curso, o juízo de primeira instância desafia, não só a competência deste Tribunal, como também o modo de condução de processo que tramita na Corte.

Essa circunstância acarreta, inclusive, inequívoco prejuízo às investigações em curso.

Artigo Anterior

Bolívia já sofreu 194 tentativas de golpe de Estado, diz pesquisador

Próximo Artigo

General deposto garante que tentativa de golpe na Bolívia foi ordem de Arce

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!