
O moletom com a inscrição “URSS” usado pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma cúpula no Alasca, esgotou rapidamente após o aumento da procura. A peça pertence à marca russa SelSovet, criada em 2017 em Cheliabinsk, e viralizou nas redes sociais depois que Lavrov apareceu com o item em público.
Ekaterina Varlakova, fundadora da SelSovet, afirmou que não esperava que o chanceler fosse utilizar a peça durante o encontro oficial. “Muito obrigada a Sergey Viktorovich. Sabíamos que ele tinha nosso moletom, mas claro, não sabíamos que o usaria [na cúpula]”, declarou à Reuters. Segundo ela, nunca houve tamanho entusiasmo, nem mesmo quando a marca lançou roupas inspiradas em uma série de TV popular.
Com o aumento da procura, a empresária detalhou que o moletom esgotou antes do meio-dia, na sexta-feira posterior ao evento. As vendas agora ocorrem apenas sob encomenda, com prazo de espera de até um mês e meio para novas entregas, devido ao volume de pedidos.
“Era o evento mais importante do mundo e, claro, causou uma grande impressão. O modelo está esgotado desde ontem de manhã. Agora só é possível reservar”, explicou Varlakova.
A fundadora diz que os pedidos vêm de várias regiões da Rússia e também do exterior, com destaque para Alemanha, França, Suíça, Bulgária e Estados Unidos. Segundo ela, compradores que nasceram na antiga União Soviética costumam dizer: “Esta é nossa juventude, nossa nostalgia”.
Varlakova considera que o fato de Lavrov aparecer usando um produto da marca representa um reconhecimento simbólico. “Depois de Lavrov, tudo está se fortalecendo por toda parte. […] Ele é a principal figura política do mundo. Um dos mais importantes”, destacou, comemorando a repercussão internacional.
Lavrov arrived in Alaska wearing a "CCCP" sweatshirt.
/Insert GIGAchad meme here. pic.twitter.com/MaRVmV5UB1
— Olga Bazova (@OlgaBazova) August 15, 2025