Fundada em 1906, a Drogaria Araújo é um marco histórico em Belo Horizonte e expande-se rapidamente em todas as direções de Minas Gerais. O empresário Modesto Araújo afirma que o estado tem cidades com espaço para expandir a marca Araujo. No entanto, esse avanço é feito de forma silenciosa para evitar o aumento do aluguel e a especulação imobiliária, fato que ocorre quando chega com estardalhaço em alguma localidade. A expectativa é a de abrir de 40 a 50 lojas este ano e fechar 2024 com um faturamento de R$ 5 bilhões.
O senhor tem inaugurado lojas no interior de Minas Gerais, como em Governador Valadares. A Drogaria Araujo vai avançar nessa região?
Inaugurei uma loja em Valadares e já tenho várias lojas no Vale do Aço. Em Valadares, eu abri a primeira e tenho mais uma em construção, com planos de abrir 10 lojas na cidade. A cidade é muito boa.
Em que outras regiões o senhor tem investido?
Sul de Minas, tem várias lojas em andamento, e vamos inaugurar uma em Betim. É mais uma oportunidade em Betim. São vários municípios em que estamos entrando. Não podemos falar muito, pois quando você chega em uma cidade e eles sabem que vamos abrir uma loja lá, o preço sobe. Por isso, temos que ir mais de mineirinho, mais caladinho, para não pegar aluguéis mais onerados.
Com a reforma tributária, o senhor acha que fica mais fácil ir para outros estados também?
Primeiro, o nosso plano é expandir em Minas. Minas tem muitas oportunidades, tem muitas cidades para expandir. Tem Uberaba, Uberlândia, tem Montes Claros, você tem várias cidades que oferecem muitas oportunidades. Quando eu vou para outro estado, são outras leis tributárias, outras medidas, que vão complicando muito o negócio. Além disso, a nossa preocupação não é ter quantidade de lojas, mas qualidade de faturamento. É ter lojas que me geram mais rentabilidade. Deixa essa vontade de abrir de Norte a Sul para aqueles que têm pouca humildade e muita necessidade de “aparecimento”.
Nesse ano a Araujo vai abrir quantas lojas no total?
Esse ano, nós devemos abrir de 40 a 50 lojas. Até agora, já chegamos próximo a 25 lojas. Estamos em um passo bom, já que estamos no meio do ano, então está indo bem. E a projeção de faturamento? Esse ano, estamos perseguindo R$ 5 bilhões. Um crescimento de 19%, mais ou menos, em relação ao ano passado. Essa é a meta. Até agora, estamos mantendo a meta e acredito que vamos conseguir chegar a esse valor.