Modelo de ajuda a Gaza é “distração de atrocidades”, diz UNRWA

O novo modelo adotado para ajudar os palestinos na Faixa de Gaza pode ter o apoio dos Estados Unidos, mas se trata de “uma distração das atrocidades” cometidas na região, segundo o chefe da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos (UNRWA).

“Vimos ontem as imagens chocantes de pessoas famintas empurrando contra cercas, desesperadas por comida. Foi caótico, indigno e inseguro”, disse o chefe da UNRWA, Philippe Lazzarini, a jornalistas em Tóquio, no Japão.

Segundo a Al Jazeera, Lazzarini destacou que a modelo de ajuda – que recebe o apoio dos Estados Unidos – é “um desperdício de recursos e uma distração das atrocidades” que acontecem na região, uma vez que o sistema de distribuição existente “é adequado para o propósito”.

De acordo com o Escritório de Mídia do Governo de Gaza, 10 palestinos foram mortos e outros 62 foram feridos nos últimos dois dias enquanto tentavam chegar ao ponto de distribuição de ajuda da Gaza Humanitarian Foundation (GHF), montado a oeste de Rafah, no sul do enclave sitiado sob o mecanismo norte-americano e israelense.

Segundo comunicado divulgado pelo escritório, as forças de Israel abriram fogo contra os palestinos que buscavam ajuda. “Esse crime hediondo ocorreu durante reuniões pacíficas de cidadãos, impulsionadas por necessidades desesperadas e extrema fome para ir a locais supostamente fornecendo ajuda”, acrescentou.

Artigo Anterior

BrCidades promove encontro com Luiza Erundina em São Paulo

Próximo Artigo

A luta de 25 escolas para reverter o afastamento imposto por Ricardo Nunes a seus diretores

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!