Fake News – O avião em Vinhedo foi derrubado para matar os médicos que iriam para um Congresso. A elite mundial descobriu que eles encontraram a cura para a doença Y, que iria causar a nova pandemia.
Análise
A queda do avião na cidade de Vinhedo que vitimou 62 pessoas tem gerado uma fake news recorrente: a de que o desastre foi, na realidade, um assassinato.
A última das histórias que circula na internet aponta que, na realidade, o grupo de médicos que estavam na aeronave (e iriam para um Congresso em São Paulo) foram assassinados pela “elite mundial”.
Um vídeo, gravado por um “influencer” já conhecido por explicar fake news, aponta que o motivo da morte seria o “fato” de eles terem descoberto a “cura da doença Y”. Essa doença seria responsável pela próxima pandemia. Leia a mensagem e trechos da transcrição:
Mensagem: MÉDICOS MORTOS PELA ELITE COM QUEDA DE AVIÃO SABIAM QUAL ERA O VÍRUS DA DOENÇA Y E TINHAM INFORMAÇÕES DE COMO PARAR A NOVA PANDEMIA MUNDIAL SOS
Transcrição: […]
Segundo informações, isso estaria de posse deste médico dentro do voo, que levaria até um comitê de análise laboratorial de sua confiança para que pudesse vir a público expor, provavelmente, um novo tipo de arma secreta que a elite estaria preparando para liberar, não só no Brasil, mas no mundo. Uma arma biológica altamente secreta e altamente infecciosa.
Checagem
Não foi a primeira fake news (e talvez não seja a última) sobre a queda do avião na cidade de Vinhedo. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas.
Os médicos que estavam no avião em Vinhedo foram assassinados pela “elite mundial”?
Não. Essa hipótese (que é ridícula) já foi desmentida pelo Boatos.org há poucos dias. Conforme explicamos, não há qualquer indício de que a queda do avião da Voepass em Vinhedo tenha ocorrido por sabotagem.
Os médicos que estavam no avião, de fato, descobriram as tais informações sobre a Covid-19 e sobre a “doença Y”?
Não. A única coisa real na história é o fato de médicos do Paraná estarem entre mortos do avião. Todo o resto do papo de “descobriram a cura da Covid-19”, “foram desacreditados pela OMS” e “haviam descoberto a cura da doença Y” é ficção.
Há uma doença Y que será utilizada como arma em uma nova pandemia?
Também não. Se trata de uma reciclagem de outra fake news antiga. Além de todos os elementos que citamos (como a história da fonte da desinformação), trata-se de uma narrativa que surgiu após Tedros Adhanom, da OMS, apontar que, em algum momento, o mundo terá uma nova pandemia.
Conclusão
Fake news ❌
A teoria que está circulando na internet sobre a tal doença Y e o assassinato de médicos no avião em Vinhedo não passa de uma loucura (planejada) de uma pessoa que vive espalhando fake news. Não há nenhum indício na realidade que aponte para isso.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).