
O presidente Lula manifestou a auxiliares interesse em ir ao velório do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, importante referência da esquerda latino-americana.
De acordo com ministros do governo, Lula foi informado sobre o estado terminal de Mujica na segunda-feira (13/5). O presidente avisou aos auxiliares que compareceria ao velório em caso de morte do ex-presidente uruguaio.
Após cumprir agendas na China e na Rússia, Lula deve retornar a Brasília na quarta-feira (14/5). No entanto, o velório de Mujica, no Uruguai, pode modificar esses planos.
O ex-mandatário uruguaio foi diagnosticado com câncer no esôfago em abril de 2024 durante um check-up médico. Na ocasião, ele afirmou que o tratamento seria complexo por sofrer com uma doença imunológica há mais de 20 anos.

Mujica chegou a passar por 32 sessões de radioterapia contra o tumor, mas em janeiro deste ano anunciou que o câncer se espalhou por todo o corpo e abandonou o tratamento. Na ocasião, ele disse que pediu para que os médicos não o fizessem “sofrer às custas da família”.
Mujica, aos 89 anos, estava recebendo cuidados paliativos após interromper o tratamento. Sua morte foi confirmada nesta terça-feira (13/5) pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, disse o aliado do ex-presidente.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Last Update: 13/05/2025