Julgamento sobre aceitação da denúncia contra o ex-presidente e outros acusados de golpe começa nesta terça-feira. TvPT transmitirá ao vivo
Ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos pelo blog da jornalista Andréia Sadi estão em alerta para o risco de fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para os integrantes da mais alta Corte do país, a ida de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos pode ser o começo de um plano para que o pai dele tente escapar da Justiça. A fuga teria como objetivo fugir da cadeia, após a tentativa de golpe de Estado que foi colocada em curso no segundo semestre de 2022.
Nesta terça-feira (25), a suprema corte inicia o julgamento sobre a denúncia oferecida contra Bolsonaro e outros sete envolvidos na trama golpista que tentou impedir o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. A articulação era para tentar anular os votos de milhões de brasileiros e colocar no poder um governo golpista, sem qualquer tipo de respaldo legal e democrático.
“É um cálculo político: possuem palco fora, nos EUA, e podem preparar a fuga do pai, que vão chamar de exílio”, disse um dos magistrados do Supremo em conversa com a jornalista. Outra suspeita é de que Bolsonaro poderia entrar na Embaixada dos Estados Unidos ou de algum outro país para tentar fugir da cadeia.
Leia também – Maioria da população é contra anistia para extremistas do 8 de janeiro
Ele pode pegar mais de 20 anos de prisão por liderar a organização criminosa que pretendia tomar o poder, de acordo com as investigações feitas pela Polícia Federal. O ex-presidente chegou a ir aos Estados Unidos no final de 2022, se recusando a passar a faixa presidencial. A queda de sigilo bancário apontou que ele transferiu R$ 800 mil para uma conta em solo norte-americano.
O julgamento
Além de Bolsonaro, serão julgados também Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil, Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, general Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência, Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil. A Primeira Turma vai decidir se aceita ou não denuncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra eles. Se aceita, eles se tornam réus em uma ação penal.
A denúncia aponta que eles integram o chamado “Núcleo Central” da organização criminosa. A tendência é de que o Supremo decida por aceitar a denúncia. As outras opções seriam a rejeição ou pedido de mais investigações por parte do Ministério Público e da Polícia Federal. Após abertura de ação penal, tem início a análise das provas, oitiva de testemunhas e o tempo de manifestação da defesa e dos próprios réus, se assim desejarem.
Transmissão na TvPT
A TvPT transmitirá ao vivo o julgamento de Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na terça e quarta-feira (25 e 26). Juristas analisarão a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, acusado de tentativa de golpe de estado. A abertura da cobertura deve contar com a participação do presidente Nacional do PT, senador Humberto Costa (PE) e do secretário Nacional de Comunicação, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP). Além disso, a transmissão contará com entrevistas direto do Supremo Tribunal Federal.
A TvPT transmitirá todo o julgamento, com equipe ao vivo na sede do Supremo para trazer todos os detalhes da sessão histórica que deve colocar no banco dos réus Jair Bolsonaro e outros acusados de tentarem derrubar o Estado Democrático de Direito. O caso será analisado na Primeira Turma do STF.
A cobertura pode ser acessada no canal do PT Brasil no YouTube e pelo PTSat, canal 1313, por antena parabólica.
PTNacional