Os líderes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram, na sexta-feira, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski (foto/reprodução internet), durante a 11ª edição do encontro dos líderes, realizado no Espírito Santo, para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública do Governo Federal. O ministro apresentou – aos líderes, secretários de segurança dos estados e representantes das forças de segurança – um breve resumo sobre a proposta.
Para Lewandowski, “este encontro foi importante para apresentar os principais pontos da proposta, que serão levados a público e entregue ao Congresso pelo presidente da República. Trata-se de um projeto relevante e será uma reforma feita com a participação de todos os envolvidos e garantindo a autonomia local prevista na Constituição”.
O encontro contou com a participação dos líderes de Minas, Romeu Zema; do Espírito Santo, o anfitrião Renato Casagrande; de Santa Catarina, Jorginho Mello; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Tarcísio de Freitas deixou o grupo após ser comunicado do acidente aéreo no interior de São Paulo.