A fim de promover a justiça social e combater a discriminação racial no Brasil, o Ministério da Igualdade Racial e a Universidade Federal Fluminense (UFF) assinaram um acordo no valor de 12.8 milhões de reais.
A parceria inclui pesquisas práticas para apoiar o ministério em áreas como gestão de editais, fortalecimento de organizações da sociedade civil e uma plataforma digital para monitorar a discriminação racial no esporte.
O projeto prevê também apoio a iniciativas culturais e educacionais para jovens negros e religiões de matriz africana.
Luta contra a discriminação racial
Para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o acordo é um passo importante para consolidar políticas públicas eficazes. “A parceria vai contribuir para que possamos estar mais próximos dos territórios de todo o Brasil, com soluções inovadoras para combater a discriminação racial e promover a justiça social”, destacou.
O acordo contempla também pesquisa e desenvolvimento de conteúdo educacional para escolas, bem como estudos sobre saúde integral da juventude negra. Haverá suporte a autores e autoras negras e promoção de ações para combater a discriminação racial no sistema penal brasileiro.