Ministério do Trabalho lança plataforma de atendimento ao cidadão

O Ministério do Trabalho e Emprego está prestes a lançar, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), que visa facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. A Una começará com um projeto-piloto na próxima quarta-feira (11), no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar atendimento por meio da plataforma.

O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura. Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma permitirá o envio de documentos digitalizados, além de acompanhar ou remarcar agendamentos.

A plataforma oferecerá também ao Ministério do Trabalho e Emprego maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br, e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.

Os serviços que estarão disponíveis para os cidadãos na plataforma são: solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Também estão previstos o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e o agendamento e seguro desemprego.

Fonte: Agência Brasil

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