O Ministério da Saúde anunciou a abertura de mais 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos. A medida ainda vai, pela primeira vez, disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência (9%) e negros, quilombolas e indígenas (20%).

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com as novas vagas o Brasil chegará a 25 mil médicos atuando pelo programa, sendo que a meta é atingir 28 mil. Conforme Trindade, quando assumiu a pasta eram somente 13 mil médicos.

Esta nova adição de profissionais permite que mais 10,6 milhões de brasileiros sejam beneficiados na rede pública de saúde.

Leia mais: Programa Mais Médicos dobra número de profissionais sob Governo Lula

O anúncio foi feito pela ministra durante agenda com o presidente Lula na Bahia. Na ocasião, a ministra anunciou para o estado investimentos de R$ 90 milhões distribuídos para três novas policlínicas nas cidades de Camaçari, Remanso e Itapetinga. Para a Bahia, as vagas do novo edital do Mais Médicos destinam 248 oportunidades.

Benefícios

De acordo com o Ministério da Saúde, aos profissionais será concedida bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Sobre as cotas, para os grupos étnico-raciais, serão destinadas 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma: para municípios que têm 2 vagas: 50%; para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%; para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%.

Confira aqui os municípios contemplados pelo edital.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 02/07/2024