O Ministério das Mulheres vai realizar na semana que vem, no dia 12, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais. O objetivo é reunir as novas eleitas para debater a gestão de políticas públicas direcionadas às mulheres e reforçar as boas práticas que têm sido aplicadas em municípios brasileiros sob o olhar delas. Para fazer a inscrição, as gestoras podem clicar aqui

A atividade integra a programação do Encontro de Novos de Prefeitos e Prefeitas – Governo Federal Fortalecendo os Municípios, que ocorrerá na semana que vem, em Brasília, e também está com as inscrições abertas. O MMulheres alerta que é necessário que as participantes também se inscrevam também no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. Para garantir  a vaga, acesse aqui. 

De acordo com Fátima Cleide, secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, o evento terá a presença de ministras, ministros, e outras autoridades, além de prefeitas e prefeitos de capitais e de cidades de pequeno e médio porte, que terão a oportunidade de trocar experiências e compartilhar boas práticas que estão sendo desenvolvidas nos municípios brasileiros em termos de políticas públicas para as mulheres.

“É muito importante a participação das prefeitas porque nós teremos uma mesa em que a ministra Cida Gonçalves e a ministra Simone Tebet falarão sobre as políticas que estão sendo desenvolvidas pelo governo do presidente Lula para as mulheres no Brasil. Além disso, as prefeitas podem esperar ter conhecimento dessas políticas que são desenvolvidas transversalmente, não apenas pelo Ministério das Mulheres, mas por todo o governo federal, para garantir a autonomia econômica, a segurança, o combate à violência e a participação política nos espaços de poder para as mulheres brasileiras”, informou a secretária. 

Nas eleições municipais do ano passado, foram eleitas 41 prefeitas do PT, e cerca de 60 companheiras como vice. O estado que conta com mais prefeitas do PT é o Piauí com 11, seguido por Bahia com 9, Minas Gerais com 7 e Ceará com 6. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm duas prefeituras do PT; Tocantins e Maranhão fecham a lista com uma prefeitura cada.  Com o resultado, cerca de 2.305.022 de pessoas serão governadas por mulheres do PT.

Da Redação do Elas por Elas, com informações do Ministério das Mulheres 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/02/2025