Segundo dados do GGN, há 244 mil vagas de servidores públicos não preenchidas na administração pública federal, com destaque para a Educação, que apresenta mais de 30 mil vagas não preenchidas no Ministério da Educação, e 21 mil posições em Institutos, Universidades e Fundações.
A área da saúde também apresenta uma defasagem expressiva, com 35.187 vagas não preenchidas.
O governo federal anunciou a realização do Concurso Nacional Unificado, com provas a serem aplicadas em 18 de agosto, mas as 6.640 vagas oferecidas estão longe de suprir a demanda.
Para discutir os detalhes da realização das provas e a defasagem, o programa TVGGN 20H contou com a participação de Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do Concurso Público Nacional Unificado.
Retamal destacou que, provavelmente, outro concurso será realizado em 2025, com o objetivo de distribuir as vagas para todos os órgãos que estão precisando.
Ele também mencionou que há vagas no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no Ministério do Trabalho, Funai, IBGE e Advocacia Geral da União.
Segundo Retamal, a carência é muito maior, e a capacitação dos servidores é um processo gradativo para que aconteça neste mandato.
Logística
A aplicação das provas foi postergada para 18 de agosto, devido à tragédia climática que causou enchentes no Rio Grande do Sul.
Retamal afirma que já visitou as cidades gaúchas atingidas pelas cheias e tudo indica a realização normal do concurso no Estado.
O ministério também acompanha a seca no Amazonas, para garantir que os candidatos não sejam prejudicados no processo, devido às condições climáticas.
A divulgação dos locais de realização das provas será feita em 7 de agosto, e os resultados finais serão informados em 21 de novembro.
O coordenador geral do concurso explica que a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) será o órgão responsável pela capacitação dos servidores.
O ministério também promove um dimensionamento da força de trabalho, a fim de acompanhar não apenas o quantitativo de pessoas, mas também a competência e as atribuições dos funcionários.
Há, ainda, um grande trabalho de digitalização dos serviços públicos, disponíveis no site Gov.br e Sougov.br, para trazer facilidades não só para os servidores, mas também para a sociedade.