Ministério da Cultura apresenta estratégias para estimular o crescimento da economia cultural brasileira

O Ministério da Cultura (Minc) divulgou na quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, o lançamento do “Brasil Criativo”, um conjunto de diretrizes para orientar a implementação da Política Nacional de Economia Criativa.

O objetivo é fortalecer a economia criativa como estratégia de desenvolvimento social, econômico e cultural para o Brasil.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a necessidade de uma agenda efetiva que direcione programas, projetos e ações com foco na criatividade e na cultura.

As quinze diretrizes apresentadas abrangem áreas como divulgação de estudos, formação de gestores e empreendedores, aumento de investimentos e promoção da diversidade e inclusão produtiva.

“Através destas diretrizes, ajudamos a qualificar o setor, fomentamos diretamente os produtores e todas as atividades da indústria criativa, como audiovisual, direitos autorais e o artesanato brasileiro, que são significantes contribuintes para o PIB nacional,” explicou a ministra Menezes.

É fundamental criar conceitos que auxiliem o desenvolvimento e o fortalecimento desta indústria,” acrescentou.

O evento também marcou o retorno de Cláudia Sousa Leitão à liderança da Secretaria da Economia Criativa do MinC, cargo que ela ocupou entre 2011 e 2013. Cláudia é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne.

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