O Ministério da Cultura (Minc) divulgou na quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, o lançamento do “Brasil Criativo”, um conjunto de diretrizes para orientar a implementação da Política Nacional de Economia Criativa.
O objetivo é fortalecer a economia criativa como estratégia de desenvolvimento social, econômico e cultural para o Brasil.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a necessidade de uma agenda efetiva que direcione programas, projetos e ações com foco na criatividade e na cultura.
As quinze diretrizes apresentadas abrangem áreas como divulgação de estudos, formação de gestores e empreendedores, aumento de investimentos e promoção da diversidade e inclusão produtiva.
“Através destas diretrizes, ajudamos a qualificar o setor, fomentamos diretamente os produtores e todas as atividades da indústria criativa, como audiovisual, direitos autorais e o artesanato brasileiro, que são significantes contribuintes para o PIB nacional,” explicou a ministra Menezes.
É fundamental criar conceitos que auxiliem o desenvolvimento e o fortalecimento desta indústria,” acrescentou.
O evento também marcou o retorno de Cláudia Sousa Leitão à liderança da Secretaria da Economia Criativa do MinC, cargo que ela ocupou entre 2011 e 2013. Cláudia é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne.