Minissérie mostra a resistente devoção à congada e ao moçambique em São Paulo; saiba como assistir

Betão Aguiar desenvolve há cerca de 15 anos uma das mais importantes pesquisas de cultura popular do País, com um acervo impressionante de discos, filmes, fotos e textos. Agora, lança três minidocumentários que dirigiu sobre tradições no estado de São Paulo: um grupo de concaga em Cotia, um moçambique em Lorena e um trabalho de artesãs com a palha de milho crioulo em Guapiara.

Os filmes estarão disponíveis na plataforma CultSP Play a partir de 16 de maio, gratuitamente. Com duração de 15 minutos cada, eles têm a marca da sensibilidade de Betão, com tradições brasileiras que resistem em meio à cultura de massa.

Além de pesquisador, ele é um compositor e baixista que acompanha integrantes do primeiro time da música brasileira, como Arnaldo Antunes.

O filme sobre a Congada de São Benedito, de Cotia, é uma herança do Mestre Dito. Suas filhas apresentam a tradição com seu ritmo, seus cantos e suas danças. Destaca-se o papel da manifestação como integração e representação do povo negro.

Já o minidocumentário sobre o Grupo Folclórico Religioso Moçambique São Benedito, de Lorena, mostra a relação estreita de um casal com a tradição, da preparação das indumentárias à conexão com os instrumentos. É emocionante o modo como o casal trata o moçambique.

Por fim, em Guapiara, artesãs trabalham com a palha do milho crioulo e com a taboa, a fim de criar cestas, bolsas e outros objetos artesanais. O projeto carrega sabedoria ancestral e história da presença dos incas na região.

A produção dos minidocumentários é da Associação Paulista dos Amigos da Arte em parceria com a Zapipa Produções. Os registros são leituras visuais bastante íntimas dessas tradições e, por isso, têm um enorme valor de veiculação.

Artigo Anterior

Para que deputados, se já temos 11 ministros que mandam em tudo?

Próximo Artigo

Com quedas no arroz, combustíveis e passagens aéreas, inflação recua em abril

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!