Trânsito no elevado João Goulart, o Minhocão. Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Paulo, comandada pelo bolsonarista Ricardo Nunes (MDB), deve desativar o viaduto João Goulart, conhecido como “Minhocão”. A estrutura liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, na Barra Funda, mas deve ser desativada com as obras de extensão da avenida Marquês de São Vicente.

Nunes fez o anúncio em abril e afirmou que já há um estudo encaminhado à SPUrbanismo, empresa pública vinculada à SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento). O prolongamento faz parte do plano de metas da da prefeitura, que promete que o corredor terá 6,9 quilômetros, conectando as avenidas Sergio Tomás até a Salim Farah Maluf.

O prefeito diz que não existe uma previsão ainda se o espaço poderá ser reaproveitado para ser ocupado de outra forma ou demolido.

A secretária de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, defendeu a demolição completa do Minhocão após a prefeitura concluir as obras para extensão da avenida. A estrutura deve ser destruída somente com o fim do projeto, que deve ocorrer nos próximos anos.

“Eu sou a favor da demolição, já escrevi artigos sobre isso”, disse Elisabete ao site “A Vida no Centro”. Ela defendeu, no entanto, que a população da capital seja consultada sobre o tema e que a gestão municipal avalie o fluxo de veículos pelo Centro.

A secretária de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, no histórico Edifício Martinelli. Foto: Reprodução

“São temas complexos e polêmicos da sociedade. Mesmo dentro da Prefeitura temos algumas divergências”, prosseguiu a secretária, que é arquiteta, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie.

O viaduto foi construído em 1971, durante o governo Paulo Maluf, para dar vazão ao fluxo de veículos pela capital paulista, que crescia na época. Com o tempo, a estrutura passou a receber críticas por causar desvalorização de imóveis nas proximidades e acentuar a deterioração urbana.

Atualmente, o Minhocão é usado para veículos de segunda a sexta até 20h. Entre esse horário e 22h, o elevado é fechado para pedestres, que podem praticar atividades físicas. Aos fins de semana e feriados, também há o fechamento para carros e abertura para o público, das 7h às 22h.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/05/2025