Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais é o estado que lidera o turismo brasileiro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2024 a atividade cresceu 100% acima da média nacional. Entre janeiro e outubro de 2024, o segmento respondeu pela criação de quase 20 mil postos de trabalho. O governador Romeu Zema (foto/reprodução internet) afirmou que o ano ficará marcado “como um período de conquistas históricas para o turismo em Minas Gerais.”
Mais de 32 milhões de turistas visitaram o estado, em 2024. Desse total, cerca de 42,6 mil visitantes são estrangeiros, crescimento 10,6% superior em relação ao ano anterior, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), órgão integrante do Ministério do Turismo.
Como turismo e hotelaria são atividades complementares, o setor hoteleiro refletiu o bom momento. De janeiro a novembro, a taxa de ocupação na região metropolitana de Belo Horizonte atingiu 62,83%, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023. O Aeroporto Internacional de Confins registrou um aumento de 26,8% no fluxo de passageiros em outubro, totalizando mais de 10 milhões de embarques e desembarques no acumulado do ano.
Dentro do calendário turístico nacional, um dos eventos mais importantes é o Carnaval, evento de peso que certamente contribuiu para os celebrados números atuais. Ano passado, Minas Gerais recebeu cerca de 557 mil visitantes de outros estados e o Carnaval foi responsável por gerar R$ 4,7 bilhões para os estados. A expectativa para 2025 é de que Minas Gerais receba 6 milhões de turistas, o que significa 500 mil a mais do que no ano anterior, movimentando mais de R$ 1 bilhão.