Nessa segunda-feira (06), a Comissão Nagel (comissão para assuntos militares criada pelo governo Netaniahu), publicou relatório com propostas para o futuro das forças israelenses de ocupação.

Segundo informado pelo jornal israelenses The Jerusalem Post, “uma das principais recomendações da comissão é mudar o sistema de defesa israelense e seu orçamento de uma postura de dissuasão e defesa para uma postura de ataque muito mais proativa e preventiva em relação a ameaças”.

Nesse sentido, a comissão alertou o governo israelense que as ambições da Turquia em se fortalecer, especialmente após a derrubada de Bashar al-Assad na Síria, pode levar ao aumento de tensões com “Israel” e mesmo a uma guerra entre os dois países.

O golpe imperialista contra Bashar al-Assad contou com apoio da Turquia, que agiu visando a seus próprios interesses. A ofensiva foi liderada, no que diz respeito a forças dentro da Síria, pelo Hayat Tahrir al-Sham (HTS), grupo apoiado pela Turquia, e também contou com a participação do Exército Nacional Sírio (SNA), milícia abertamente a serviço da Turquia. Atualmente, a Turquia, através de seus militares e do SNA, vem realizando ações militares contra os grupos curdos apoiados pelos EUA e “Israel”, no norte da Síria.

Diante dessa situação, o relatório da Comissão Nagel destaca que “a ameaça da Síria pode evoluir para algo ainda mais perigoso do que a ameaça iraniana”, aumentando a instabilidade regional, conforme o Jerusalem Post.

A citada comissão foi criada pelo governo israelense em agosto de 2024, com a finalidade de aferir as necessidades militares das forças israelense de ocupação e fazer recomendações ao governo de ações políticas a serem tomadas para esse fim. É chefiada por Jacob Nagel, ex-chefe do conselho de segurança nacional de “Israel”. No relatório publicado na segunda-feira, a comissão propõe “aumentar o orçamento de defesa em até NIS 15 bilhões anualmente nos próximos cinco anos para garantir que as Forças de Defesa de Israel estejam equipadas para lidar com os desafios impostos pela Turquia, juntamente com outras ameaças regionais”, segundo noticiado pelo Jerusalem Post.

Lado outro, a Turquia segue buscando seu fortalecimento. Nesta terça-feira (07), o presidente, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que o arsenal de mísseis das Forças Armadas Turcas está sendo aprimorado, e que o país está desenvolvendo mísseis balísticos capazes de atingir um alcance de 2.000 quilômetros. “Decidimos reforçar nosso estoque de mísseis com alcance superior a 800 quilômetros e acelerar o desenvolvimento de mísseis capazes de atingir um alcance de 2.000 quilômetros”, declarou Erdogan em coletiva de imprensa.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/01/2025