Por Equipe de Comunicação
Da Página
A militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Priscila Facina Monnerat foi uma das homenageadas na 10ª edição do prêmio “Inspiração Curitibana – Mulheres de Luta”, na Câmara de Vereadores de Curitiba, na noite desta sexta-feira.
A premiação é realizada há 5 anos pela vereadora Maria Leticia (PV) e homenageia mulheres que contribuem com a transformação da realidade da capital.
Esta é a 10ª edição do prêmio, voltada à valorização e reconhecimento do trabalho de mulheres que atuam nas mais diversas áreas, como saúde, educação, cultura, direitos humanos e meio ambiente.
Premiada na categoria “Ambientalismo e Ecologia”, Priscila Monnerat é mãe, engenheira florestal e produtora agroecológica do Assentamento Contestado, localizado na Lapa. Ao longo de quase 20 anos como militante do MST, a engenheira contribui principalmente com a produção de Sistemas Agroflorestais e produção agroecológica, e também na coordenação do Setor de Gênero do MST.
Para além da homenagem individual, Priscila reforça que o prêmio enaltece as mulheres do MST que constroem a agroecologia no cotidiano:
“Quando resgatamos a terra do latifúndio, temos um grande trabalho de recuperação desta área, que inclui o cuidado com o solo, com as fontes de água e com as florestas e todos os bens comuns que estão nesta terra. As mulheres têm um papel fundamental nesse processo. O resultado é a produção de uma grande quantidade e diversidade de alimentos, que alimentam famílias no campo e na cidade, e um jeito de fazer agricultura que contribui com o meio ambiente e com todos os seres vivos, que se consolida como uma ação para reverter as mudanças climáticas”, garante a militante.
Editado por Equipe de Comunicação