Javier Milei e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução
O presidente de extrema-direita da Argentina, Javier Milei, pode não participar da CPAC Brasil em Santa Catarina para encontrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devido a problemas com seu avião presidencial. A falta de manutenção, causada pela gestão negligente de Milei, impediu o uso da aeronave, conforme informações do site Isto é.

Apesar da ausência momentânea de Milei, outros líderes da extrema-direita brasileira, como Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, confirmaram participação na Conferência de Ação Política Conservadora.

Durante sua campanha eleitoral, Milei prometeu vender o avião presidencial adquirido por seu antecessor, Alberto Fernández. No entanto, ao assumir a presidência, deparou-se com questões de segurança que levaram à suspensão da venda da aeronave.

Milei terá mais dificuldades para governar do que Bolsonaro, diz professor de universidade americana - BBC News Brasil
Milei e Bolsonaro. Foto: reprodução

O presidente argentino teve que revisar suas promessas de redução de gastos públicos e agora enfrenta novos problemas com o avião presidencial, cujo certificado de aeronavegabilidade expirou em 26 de junho após várias prorrogações.

Segundo o jornal argentino “Clarín”, o governo não realizou duas licitações essenciais para a manutenção obrigatória da aeronave, uma em março e outra recentemente. Além disso, será necessário um investimento de US$ 3 milhões (cerca de R$ 16 milhões) para adaptar o sistema de navegação.

Sem a inspeção necessária, o avião está impossibilitado de voar. Para contornar a situação, cogita-se o uso de uma aeronave da Força Aérea Argentina para que Milei possa viajar a Santa Catarina e participar do encontro com Bolsonaro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/07/2024