Milei culpa ‘regime Lula’ pela ausência de Bolsonaro na posse de Trump

O presidente da Argentina, Javier Milei, culpou o “regime Lula” pela ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de posse do republicano Donald Trump, que assume o comando dos Estados Unidos nesta segunda-feira.

“[Bolsonaro] é um grande amigo e lamento muito que o regime de Lula não o tenha deixado vir [ao evento]”, afirmou Milei em declaração a jornalistas no sábado 18, durante um baile de gala. Ao contrário do que disse o argentino, contudo, não houve interferência do governo Lula na decisão que barrou a ida do ex-capitão aos EUA.

Investigado por crimes contra o Estado Democrático de Direito, Bolsonaro não conseguiu reaver seu passaporte apreendido pela Polícia Federal no ano passado. A defesa do ex-presidente chegou a pedir autorização do Supremo Tribunal Federal para viabilizar a viagem, mas a solicitação foi negada.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, concordou com os argumentos da Procuradoria-Geral da República. O órgão afirmou não haver interesse público na ida de Bolsonaro à posse de Trump – e, portanto, justificativa para derrubar o confisco ao passaporte, ainda que em caráter excepcional.

Seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), e a ex-primeira-dama Michelle embarcaram rumo aos EUA para representá-lo. Ao levar a esposa no aeroporto, o ex-presidente chorou e se disse injustiçado. “Estou chateado, né? Eu enfrento uma enorme perseguição política por parte de uma pessoa”, afirmou, em referência ao ministro do STF.

Artigo Anterior

Por que as visualizações do vídeo de Nikolas Ferreira são fraudulentas

Próximo Artigo

“PEC Nikolas Ferreira”: senador quer reduzir idade mínima para presidentes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!