
Enquanto dedicava boa parte de sua agenda de quinta-feira a entrevistas, o presidente argentino Javier Milei chegou à capital italiana quando o féretro do Papa Francisco já estava prestes a ser fechado. Diante das críticas da imprensa, o mandatário apenas respondeu com uma postagem no X: “Son todos brutos”.
Após três dias em que 250 mil pessoas passaram pela capela ardente na Basílica de São Pedro para se despedir de Francisco, Milei optou por não passar pelo Vaticano, onde o féretro já havia sido fechado, e foi diretamente para seu hotel. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi o último chefe de Estado a se despedir de Jorge Bergoglio, destacando sua “sabedoria, coragem e compaixão”.
A cerimônia de fechamento do féretro teve início na manhã de sexta-feira na Basílica de São Pedro, um dia antes do funeral, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell.
“Gostem ou não, o Papa Francisco foi o argentino mais importante da história”, declarou Milei nas últimas horas, afirmando viajar em nome “dos argentinos de fé católica que viam o Papa como um líder impressionante”. Enquanto o presidente abandonava suas críticas à figura de Bergoglio, a quem chamou de “representante do maligno na Terra”, os trolls da ultradireita argentina nas redes sociais continuaram a chamá-lo de “comunista”.
Milei espera estar perto de outros líderes mundiais durante o funeral de Francisco e conseguir uma foto com o presidente Donald Trump, a mesma que tentou obter e não conseguiu em sua última viagem rápida à Flórida, nos Estados Unidos. Antes do funeral, o presidente argentino receberá outro prêmio que o levou a viajar ao exterior durante sua presidência; desta vez, será o Prêmio Milton Friedman 2024, concedido pela organização Students for Liberty Itália e pelo jornal Il Tempo.
🚨ATENÇÃO: Javier Milei, presidente da Argentina, chegou atrasado e não se despediu do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A imprensa argentina criticou a atitude do político de extrema-direita e citou Lula: “O presidente, que é do próprio país do Santo Padre,… pic.twitter.com/OtutWBP73l
— CHOQUEI (@choquei) April 26, 2025
Embora o mandatário não tenha estado no Vaticano, ele não se privou de atacar o jornalismo enquanto estava em Roma. Em sua conta no X, afirmou que grande parte dos profissionais da área “são brutos”.
Quem esteve presente para se despedir de Francisco na capela ardente foi o presidente brasileiro, que afirmou sentir a necessidade de “prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”.
A capela ardente foi encerrada na sexta-feira, poucos minutos antes das 19h (hora local), quando os fiéis deixaram de passar diante do caixão de Francisco, ficando apenas os religiosos e o pessoal do Vaticano dentro da Basílica de São Pedro.
Na manhã deste sábado, ocorrerá o funeral do pontífice argentino na Praça de São Pedro no Vaticano, e, posteriormente, seu féretro será trasladado em cortejo fúnebre para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.