Milei admite que Argentina deixe Mercosul por acordo com os EUA

Javier Milei: presidente argentino afirmou que o país pode considerar deixar o Mercosul – Foto: Reprodução

Javier Milei afirmou que o país pode considerar deixar o Mercosul caso seja necessário para firmar um acordo de livre comércio com os EUA. A declaração foi feita durante uma entrevista no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Segundo o presidente argentino, o objetivo é buscar alternativas que não exijam a saída do bloco, mas ele não descarta essa possibilidade caso não haja outro caminho.

“Há mecanismos que podem ser usados até mesmo dentro do Mercosul, então acreditamos que isso pode ser feito sem necessariamente ter que sair”, disse Milei. Ele também ressaltou que sua administração tem trabalhado intensamente para alcançar um acordo comercial com os EUA, embora tenha evitado comentar se tratou do tema diretamente com Donald Trump ou membros de sua equipe.

Milei é um crítico do Mercosul, que já chamou de “prisão protecionista”. Apesar das críticas, ele ainda não tomou medidas para retirar a Argentina do bloco. O Mercosul, que inclui Brasil, Uruguai e Paraguai, tem um histórico de oposição a negociações bilaterais de seus membros, como ocorreu em 2022 quando o Uruguai tentou se unir a um pacto comercial asiático.

A saída do Mercosul poderia trazer desafios econômicos significativos, já que o Brasil é o maior parceiro comercial da Argentina. No entanto, Milei argumenta que a busca por acordos mais amplos, como com os EUA, é fundamental para o crescimento do país. Segundo ele, sua equipe está comprometida em manter a meta de déficit zero e atrair investimentos estrangeiros.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña – Foto: Reprodução

Líderes regionais, como o presidente do Paraguai, Santiago Peña, expressaram oposição a um possível acordo bilateral entre EUA e Argentina, argumentando que o Mercosul necessita de reformas, mas não de rupturas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

“Acordo todo dia com a sensação da PF na porta”, diz Bolsonaro

Próximo Artigo

Aumento de taxas compromete financiamento habitacional da Caixa, diz entidade

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!