“Trumpismos: neoliberais e autoritários – radiografia da direita radical” analisa em toda a sua complexidade a nova onda de autoritarismo reacionário — de Trump a Milei — que vem se espalhando por grande parte do mundo nos últimos anos. Para isso, começa com uma análise da crise de longo prazo que o capitalismo enfrenta, que, combinada com a emergência climática, cria um coquetel perfeito de agitação social. Para surpresa de muitos, especialmente da esquerda, esse descontentamento se manifestou em uma rebelião reacionária. Nos últimos anos, a extrema direita conseguiu ganhar poder em muitos dos principais países do mundo e continua colhendo inúmeros sucessos eleitorais, incluindo a reeleição do próprio Trump.

Miguel Urbán é ex-eurodeputado no parlamento europeu (2015-2024) pelo grupo parlamentar “The left”, fundador de Podemos e militante de Anticapitalistas do Estado Espanhol. Estudou História na UCM e trabalhou para diversas ONGs em projetos de intervenção social e sensibilização, bem como como gestor cultural.  Ele é membro do conselho consultivo da Revista Viento Sur e escreve para vários meios de comunicação, como Público, ElDiario.es, 20Minutos, El Salto, La Jornada (México), CTXT, Jacobin e El País. Ele também colabora com diversas universidades espanholas e internacionais em cursos e mestrados sobre movimentos sociais, surgimento da extrema direita, migração, União Europeia e política internacional.

O lançamento de “Trumpismos – neoliberais e autoritários – radiografia da direita radical” acontecerá dia 20 de maio, terça-feira, às 19h no Al Janiah (R. Rui Barbosa, 269 – Bela Vista, São Paulo). O evento contará com a presença do autor Miguel Urbán, Paula Coradi, Valerio Arcary, Luiza Foltran e Camila Souza. 

Outros eventos do livro “Trumpismos – neoliberais e autoritários – radiografia da direita radical”:

– 22 de maio, às 18h, na UFRJ (Campus Praia Vermelha), com a presença de Miguel Urbán, Luiza Foltran, Tarcísio Motta e Júlia Câmara

– 23 de maio, às 15h, na UFF (Campus do Gragoatá, Bloco N, sala 214), com a presença de Miguel Urbán e Marcelo Badaró Mattos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/05/2025