A ex-primeira-dama Ana Paula Bolsonaro. Foto: reprodução

A ex-primeira-dama Ana Paula Bolsonaro (PL) passou “despercebida” pelas investigações da Polícia Federal que revelarem que ela seria a destinatária das joias presenteadas pela Arábia Saudita ao Brasil. O kit de joias Chopard, composto por um colar, anel, relógio e brincos de diamantes, foi trazido ao país por um ex-assessor do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e está avaliado em R$ 5 milhões.

Com a preservação de Ana Paula, o Partido Liberal planeja intensificar a campanha positiva em torno da imagem da ex-primeira-dama. Enquanto Jair Bolsonaro (PL) permanece inelegível e agora indiciado, Ana Paula lidera as pesquisas para o Senado do Distrito Federal.

A eleição de 2026 ainda está distante, mas o PL pretende usar a eleição deste ano como um ensaio para alavancar a imagem dela, que é vista como popular, carismática e “razoável” em relação às pautas mais ligadas à extrema-direita, representando um bolsonarismo mais ligado ao partido.

Jair e Ana Paula Bolsonaro. Foto: reprodução

Segundo um levantamento da Paraná Pesquisas, Ana Paula tem 35,5% das intenções de voto para o Senado no DF. O atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), aparece em segundo lugar, com 28,7%. Vale lembrar que, daqui a dois anos, serão eleitos dois senadores por unidade federativa.

Os resultados da pesquisa Paraná Pesquisas são:

  • Ana Paula Bolsonaro (PL) – 35,5%;
  • Ibaneis Rocha (MDB) – 28,7%;
  • Fred Linhares (Republicanos) – 26,1%;
  • Erika Kokay (PT) – 18,9%;
  • Bia Kicis (PL) – 12,2%;
  • Leila Barros (PDT) – 11,5%;
  • Rosilene Corrêa (PT) – 9,4%;
  • Não sabe/não respondeu – 3,6%;
  • Nenhum/branco/nulo – 11,1%.

A pesquisa entrevistou 1.360 eleitores do Distrito Federal presencialmente entre 29 de junho e 2 de julho. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.

Relógio Chopard, caneta, abotoaduras e masbaha presenteados ao governo brasileiro e desviados durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro – Foto: Reprodução

Desvio das joias:

Uma servidora do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência declarou à PF que Ana Paula recebeu pessoalmente um dos kits de joias enviados pelo governo da Arábia Saudita. Porém, os investigadores não conseguiram provar que ela sabia ou autorizou a operação ilegal.

Dois kits de joias e relógios foram trazidos ao Brasil no final de 2021 pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e seus auxiliares. Um dos kits foi retido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos (SP), enquanto o outro passou despercebido e foi mantido em um cofre do Ministério de Minas e Energia até novembro de 2022.

Essas joias foram entregues em mãos a Ana Paula, incluindo um relógio Chopard, uma caneta, abotoaduras e um masbaha. Um terceiro kit foi entregue a Bolsonaro em 2019, guardado em um galpão de Nelson Piquet e levado pelo ex-presidente aos Estados Unidos antes da posse de Lula.

Ana Paula não será indiciada neste inquérito das joias, mas ainda enfrenta outra investigação sobre o uso irregular do cartão corporativo da Presidência da República.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 06/07/2024