O presidente do México, Eduardo Manuel López, afirmou que, por enquanto, interromperá as conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, sobre a crise política na Venezuela.
Eduardo Manuel López decidiu suspender as negociações entre os três países, que vinham tentando pressionar Nicolás Maduro a divulgar as atas eleitorais do pleito, realizado em 28 de julho.
Durante coletiva de imprensa no Palácio Nacional, sede do governo mexicano, Eduardo Manuel López disse que será necessário aguardar a resposta do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre os resultados das eleições.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Maduro como vencedor das eleições, resultado que foi prontamente contestado pela oposição e por várias análises de órgãos de imprensa e ONGs internacionais.
Segundo a oposição, Edmundo González teria derrotado o líder venezuelano com uma ampla margem de 67% dos votos, contra 30% do atual presidente.