Metsul: RS tem risco de novas enchentes nos próximos dias

Enchentes atingiram o estado do Rio Grande do Sul em 2024. Foto: Reprodução

A MetSul Meteorologia alerta que o Rio Grande do Sul deve enfrentar enchentes ao longo desta semana, especialmente entre quarta e sexta-feira. Desde a semana passada, já havia sinal de risco, mas agora, com os dados mais recentes de chuvas e níveis dos rios, o cenário é mais preocupante para diversas regiões do estado.

Rios começaram a subir rapidamente nesta terça-feira (17), alcançando cotas de alerta e inundação em várias cidades.

A previsão é de novos temporais, com acumulados de até 150 mm em regiões centrais e no entorno da Lagoa dos Patos, o que tende a elevar ainda mais o nível dos rios, como Jacuí e Pardinho. A bacia do Taquari-Antas também preocupa, embora as chuvas mais fortes estejam concentradas na porção oeste da Serra.

Entre quarta e sexta, volumes de até 300 mm podem ser registrados em áreas do Centro e Oeste do estado, intensificando o risco de transbordamento de rios como Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Ibicuí, Jacuí, Caí, Camaquã e Ijuí. O Guaíba, em Porto Alegre, também deve subir bastante, com possibilidade de alagamentos na região das ilhas, além da Praia de Paquetá, Canoas, Alvorada e zona Norte da capital.

Apesar da gravidade da situação, a MetSul reforça que não se trata de uma repetição das enchentes extremas de maio de 2024. Embora alguns volumes se assemelhem aos do fim de abril daquele ano no Centro do estado, os acumulados em outras áreas são menores e bem abaixo dos registrados durante o pico da tragédia passada. Mesmo assim, as autoridades e a população devem se manter em alerta.

Artigo Anterior

Acareação no processo do golpe de Estado não terá transmissão pela TV

Próximo Artigo

O riso de Tarcísio quando Bolsonaro mentiu sobre suicídios. Por Moisés Mendes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!