Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, vítima de acidente no metrô de SP, e sua esposa – Foto: Reprodução

Documentos divulgados pelo Fantástico, da TV Globo, revelam que, nos últimos quatro anos, pelo menos 15 pessoas ficaram presas entre os trens e as portas de segurança do Metrô de São Paulo. O alerta foi enviado pela ViaMobilidade à operadora do sistema após o caso mais recente, na Estação Campo Limpo (Linha 5-Lilás), onde Lourivaldo Ferreira Nepomuceno, de 35 anos, morreu ao ser arrastado por um trem.

Além desse caso, outros acidentes semelhantes ocorreram em diferentes linhas. Em setembro de 2024, Florindo Neres, de 69 anos, morreu após ser arrastado para os trilhos na Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha). Em março de 2025, uma mulher ficou presa na porta da Estação Vila Prudente (Linha 4-Verde), mas foi resgatada ilesa.

Especialistas afirmam que sensores de presença, usados em metrôs de países como França e Coreia do Sul, poderiam evitar esses acidentes.

Na Linha 5-Lilás, o vão entre o trem e a porta é maior que o padrão internacional, aumentando o risco. Fotos internas mostram funcionários dentro desse espaço, evidenciando a falta de segurança.

Em outubro de 2024, a ViaMobilidade propôs a instalação de barras de borracha com sensores, mas a burocracia atrasou a medida.

O Metrô só apresentou um projeto semelhante em dezembro, com previsão de instalação apenas em outubro de 2025. O presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, prometeu acelerar a implementação em 90 dias.

“Temos parcela de responsabilidade. São dias duros para nós, mas não se comparam à dor da família. O que eu posso dizer que a gente tá muito triste mas ciente de que a gente tem uma missão de tornar a nossa a nossa atuação melhor do que foi”, afirmou.

O Ministério Público, por sua vez, abriu um inquérito para apurar as falhas na Linha 5-Lilás. Luis Guilherme Kolle, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô, destacou a necessidade de responsabilização no caso.

“Você tem aí uma situação que você tem responsabilidade civil, você tem responsabilidade criminal. Então, é importante saber para que, principalmente, o erro não se repita”, disse.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/05/2025