Boato – Um novo vírus da China, o Metapneumovírus (HPMV), chegou ao Brasil e uma mulher morreu em SP.
Análise
O metapneumovírus humano (HPMV), identificado pela primeira vez em 2004, está ganhando atenção devido a um recente surto que tem causado colapso em hospitais na China.
A semelhança (inclusive na época do ano) com o que ocorreu com a Covid-19 tem feito com que muitas pessoas ficassem com medo de uma nova pandemia.
Algumas das mensagens alarmistas apontam que o metapneumovírus humano (HPMV), identificado em surtos na China, já teria chegado ao Brasil e causado uma morte. A morte teria ocorrido com uma mulher que esteve de férias no Guarujá (SP). Leia:
Versão 1: Super vírus da CHINA JÁ TEM CASOS CONFIRMADOS NO BRASIL E COM 01 MORTE CONFIRMADA Versão 2: NOVO VÍRUS SURGIU NA CHINA E JÁ TÊM CASOS DESSE VÍRUS AQUI NO BRASIL
Versão 3: ALERTAR GERAL, VÍRUS MISTERIOSO CHINÊS, OS GOVERNOS MUNDIAIS JÁ ESTÃO PREOCUPADOS POIS JÁ CAUSOU SURTO NA CHINA… VAMOS ORAR MEUS IRMÃOS, O BRASIL NÃO ESTÁ PREPARADO PRA UMA NOVA ONDA DE COVID… A MÍDIA ESQUERDISTA NÃO QUER ALERTAR…— sentindo-se humano.
Checagem
De fato, há uma questão com o metapneumovírus humano (HPMV). Porém, é importante esclarecer os fatos para que não haja alarmismo infundado. Respondemos abaixo às principais questões relacionadas ao HPMV e sua circulação: 1) O que é metapneumovírus (HPMV) e o que está ocorrendo na China? 2) O vírus metapneumovírus (HPMV) chegou ao Brasil e matou uma pessoa? 3) Há motivos para se alarmar com o novo vírus da China, ele vai causar uma pandemia e é pior do que a Covid-19?
O que é metapneumovírus (HPMV) e o que está ocorrendo na China?
O metapneumovírus humano (HPMV) é um patógeno respiratório que infecta as vias respiratórias superiores e inferiores. Ele foi identificado pela primeira vez no Brasil, em 2004, e costuma causar quadros leves a moderados de síndrome gripal. Em casos mais graves, pode levar à necessidade de hospitalização. Atualmente, a China está registrando um aumento na circulação do HPMV, especialmente entre crianças, mas, de acordo com essa matéria da BBC, não há sinais de que a situação seja mais grave do que outros surtos respiratórios.
O vírus metapneumovírus (HPMV) chegou ao Brasil e matou uma pessoa?
Não. A morte recentemente mencionada em mensagens alarmistas está relacionada a outra virose no litoral de São Paulo e não tem conexão com o metapneumovírus. De acordo com esta matéria do Metrópoles, Amanda Caroline Resende de Oliveira passou alguns dias na praia e passou mal depois que voltou para a sua cidade.
Há motivos para se alarmar com o novo vírus da China? Ele vai causar uma pandemia e é pior do que a Covid-19?
Por enquanto, não há motivos para alarme. De acordo com o Ministério da Saúde, a situação está sob monitoramento constante, as a OMS não emitiu nenhum alerta internacional sobre o HPMV, e especialistas consideram o risco de uma pandemia muito baixo.
O surto na China inclui diversos vírus respiratórios, e o aumento de casos não é superior ao registrado no ano anterior. A recomendação principal é seguir medidas preventivas e manter a vacinação em dia. A nota do Ministério da Saúde pode ser lida abaixo:
O Ministério da Saúde está acompanhando atentamente o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que tem causado infecções respiratórias, especialmente entre crianças do país.
De acordo com Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, até o momento não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes.
Segundo Gomes, as últimas atualizações de vigilância do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (China CDC) apontam que a magnitude e intensidade das infecções respiratórias foram menores do que as registradas no mesmo período do ano anterior. No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas províncias do norte chinês.
Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo pelos especialistas, o Ministério da Saúde salienta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias.
Conclusão
O conteúdo alarmista sobre o metapneumovírus humano (HPMV) e uma suposta morte no Brasil é não tem fundamento. Até o momento, o HPMV não foi registrado em território nacional, e a morte mencionada está associada a outra virose. A mensagem alarmista é mais um exemplo de fake news que gera desinformação. Fiquemos tranquilos, pelo menos por enquanto.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)