O turismo internacional no Brasil começou 2025 com força total. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal na última sexta-feira (21) revelam que o país recebeu 1.483.669 turistas estrangeiros apenas no primeiro mês do ano. Este volume representa um crescimento expressivo de 55% em relação a janeiro de 2024, quando 956.737 turistas internacionais cruzaram as fronteiras brasileiras. Mais do que isso, superou o recorde anterior de 2017, quando 1.107.628 visitantes foram registrados.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância desse crescimento. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes”, afirmou.
Argentina lidera crescimento de visitantes
Os turistas que aqui chegaram em janeiro vieram de diversas partes do mundo, com destaque para a América do Sul. A Argentina se consolidou como o maior emissor de turistas, com 870.318 visitantes, um crescimento de 92% em comparação ao mesmo período do ano passado. O Chile também teve um aumento expressivo, enviando 103.620 turistas ao Brasil, uma alta de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou os resultados e destacou a estratégia de promoção internacional do Brasil. “Nenhum país no mundo teve crescimento nessa dimensão na chegada de turistas. São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde. O governo Lula, através da Embratur, unindo esforços do setor privado, Ministério do Turismo, estados e municípios, está ajudando a transformar o potencial que sempre tivemos em realidade. A grande diferença agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea, que também é recorde”, destacou Freixo.
Sul do Brasil lidera entrada de turistas
Os estados da região Sul foram responsáveis por receber 62% do total de turistas estrangeiros que entraram no Brasil em janeiro. O Rio Grande do Sul liderou o fluxo, com 518.557 turistas, seguido pelo Paraná (206.861) e Santa Catarina (198.720). Em números absolutos, depois do Rio Grande do Sul, os estados que mais receberam visitantes foram o Rio de Janeiro (240.151) e São Paulo (219.787).
A maior parte dos turistas entrou no Brasil por via terrestre, totalizando 802.611 chegadas (54%). O transporte aéreo ficou em segundo lugar, com 608.163 entradas (41%), enquanto as chegadas por vias marítimas e fluviais somaram 72.895 (5%).
Impacto econômico
A crescente chegada de turistas impacta diretamente a economia brasileira. Setores como hotelaria, gastronomia, comércio e entretenimento são beneficiados, gerando mais empregos e movimentando a economia local. Nos últimos dois anos, apenas atividades ligadas ao turismo, como hotelaria e agências de viagens, criaram 283.642 empregos formais. Atualmente, o setor representa 8% do PIB e emprega mais de 8 milhões de pessoas direta e indiretamente.
O Brasil também se prepara para eventos internacionais que devem impulsionar ainda mais o turismo. Em julho, o país sediará a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, e em novembro receberá a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em Belém do Pará. “Esses eventos são oportunidades únicas para consolidar a imagem do país como destino turístico sustentável e de relevância internacional”, concluiu Freixo.
__
com informações da Embratur